O importante é viver com vigor e energia!
  • ARTIGOS

O importante é viver com vigor e energia!

Presidente Ikeda comenta os requisitos e qualidades necessários aos líderes da Soka Gakkai para que mantenham a organização vigorosa

Discurso do presidente Ikeda proferido num gongyo comemorativo de representantes de líderes, realizado em Tóquio, Japão, em 11 de setembro de 2004.


[O segundo presidente da Soka Gakkai] Toda sensei sempre agia com total seriedade na luta pelo kosen-rufu. Quando os líderes mantêm uma postura de verdadeira seriedade, os membros também o fazem. Numa organização assim, por mais intensa que seja a luta, todos compartilham um caloroso espírito de confiança mútua.


O compromisso e as ações dos líderes centrais são primordiais. De acordo com o princípio de “consistência do início ao fim” (honmatsu-kukyo-to), são esses os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso dessa unidade organizacional específica como um todo.


O budismo é rigoroso. Nosso compromisso com a fé deve ser firme e verdadeiro. O egoísmo e a arrogância não só destroem a própria fé, como também a dos outros. A arrogância é uma função demoníaca que aniquila a fé. Somente ao banirmos a arrogância conseguimos alcançar um novo crescimento e desenvolvimento no kosen-rufu. Peço-lhes que gravem isto no fundo do coração.


Em especial, os homens devem valorizar e respeitar as mulheres. Além disso, os veteranos devem apoiar os mais novos e ajudá-los a crescer. Quanto mais alta a sua posição na organização, mais humilde e gentil deve ser com os outros. É essa conduta que torna a pessoa realmente admirável.


O importante é viver com vigor e energia, pois isso comprova o benefício de nossa prática budista. Como aponta Nichiren Daishonin: “A senhora se tornará mais jovem e sua boa sorte se acumulará”.


O budismo expõe o princípio “desejos mundanos são iluminação” (bonno-soku-bodai). Recitando Nam-myoho-renge-kyo com firme determinação, detonamos todos os problemas e aflições!


Vivemos numa época de mudanças turbulentas. Tudo está se movendo em ritmo acelerado. Quanto mais isso se intensificar, mais jovens de espírito nossos líderes devem ser. Aqueles que são passivos, acanhados e não lutam pelo kosen-rufu envelhecerão rápido. Empenhem-se, ajam e ponham a mente para trabalhar em prol da felicidade dos membros. Assumam desafios bravamente. Tudo isso os manterá jovens por lhes proporcionar longevidade e tornar sua vida plena de alegria.


Líderes vencedores avançam convictos, com um espírito refrescante e repleto de energia; se expressam de modo convincente; possuem radiância e sua vida transborda vitalidade.


Funções de liderança na Soka Gakkai são atribuições supremamente nobres no âmbito da luta pelo kosen-rufu. Quanto maior a responsabilidade, maiores serão os desafios a enfrentar, maiores também serão os benefícios que obterão. Vocês conquistarão a vitória, e como ser humano brilharão e terão êxito na sociedade. A experiência agregará positivamente à sua vida.


Alguns de vocês atuam como vice-líderes. Se forem incapazes de definir claramente quais suas responsabilidades como vice e não empenharem esforços efetivos para cumpri-las, não conquistarão nenhum benefício. O ponto crucial é se acalentam ou não o ardente espírito de lutar pelo kosen-rufu, pois “o que importa é o coração”.


Se vocês se devotarem à fé com um coração puro, lustrarão o espelho da sua vida de modo que ele brilhe eternamente. Continuem trilhando o caminho do kosen-rufu e registrem uma história de vitórias e sucessos no palco de sua missão.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.383, 12 ago. 2017, p. B2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;