O inestimável valor do momento presente
  • ARTIGOS

O inestimável valor do momento presente

No livro Vida — Um Enigma, Uma Joia Preciosa (p. 98-100), de autoria de Daisaku Ikeda, um dos assuntos que o autor discorre é sobre a importância do tempo. Nesse trecho da obra, ele explica como viver cada momento para tornar a vida repleta de significado.

Em nossa vida diária, o mais importante é manifestarmos a energia vital da Lei Mística para fortalecermos nossa vida e desfrutarmos cada momento presente. Se utilizássemos o infinito tesouro contido em cada instante vital, nossa existência experimentaria uma riqueza incomparável. Para isso, precisamos abrir e utilizar tudo o que acumulamos em nosso repositório da memória.

Tenho certeza de que a chave para abrir esses repositórios é a prática budista. Por meio da fé e de ações genuínas, as pessoas podem reviver o passado sem início armazenado em qualquer instante do presente. Conforme vimos, esse tempo anterior transcende nossas experiências, retorna aos primórdios de tudo.

Precisamos ter em mente que a pessoa que abriu o repositório desse tesouro interminável é quem deve usá-lo a fim de construir para si própria uma existência plena e criativa. A razão fundamental da vida humana reside no ato de compreender o passado com clareza e utilizá-lo pelo bem do futuro. Acredito que o amanhã contenha infinitas possibilidades, mas não posso deixar de sentir que as pessoas estão sempre tentando reduzir essas possibilidades. Jamais devemos nos esquecer de que a falta de esperança, a resignação e o pessimismo criarão um futuro sombrio; ao passo que a esperança, a determinação e o otimismo podem, com a ajuda do tesouro ilimitado que é o passado, descortinar um futuro que reluzirá pela eternidade. Devemos nos lembrar de que o futuro, impulsionado pelo passado e pelo presente, se torna o agora por um momento, e logo se converte no ontem. Mas, ainda que o fluxo do amanhã passe, esse tempo não se perde. Ao contrário, a partir desse instante, já faz parte do passado, e, com o momento presente, entra em cena para mais numa vez criar um novo futuro.

As pessoas que cultivam a determinação e a esperança utilizam o passado e o futuro para criar um presente momentâneo satisfatório e, assim, aceleram seu fluxo vital interior. Em outras palavras, um passado e um presente de experiências ricas garantem um futuro rico; um presente e um futuro de experiências valiosas garantem um passado valioso. É um círculo duradouro; e o ponto de partida desse círculo é o momento único da vida chamado presente. Se vivermos cada instante do hoje de maneira significativa, o passado e o futuro infinitos enriquecerão nossa existência com um fluxo constante da energia vital cósmica. Um único momento da nossa vida se tornará uma manifestação da Lei Mística, que inclui todos os outros momentos e, nesse sentido, esse tempo único se transformará em eternidade — nosso fluxo vital se une ao fluxo vital do cosmos de forma indelével.

Contudo, a determinação é o fator necessário — uma determinação alicerçada na esperança e no otimismo, tão imensa quanto o cosmos e tão longa como o próprio tempo, em ritmo com as atividades e os princípios universais. Em sentido mais amplo, precisamos reunir a força para concretizar a paz e a prosperidade duradouras em prol da humanidade e de tudo o que existe.

Devemos ter a determinação de eliminar todo sofrimento e tristeza. Temos de nos conscientizar sobre a missão de viver e de permitir que os demais também vivam, como seres humanos genuínos e completos.

Nossa existência tem suas raízes no passado, mas não podemos viver no passado nem permitir que nosso entusiasmo pelo futuro nos faça perder de vista o presente. Necessitamos estabelecer um nobre objetivo para o futuro e viver cada momento para concretizarmos esse propósito de forma plena.

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;