Por que é importante ter fé?  (1ª parte)
  • ARTIGOS

Por que é importante ter fé? (1ª parte)

Com a sincera fé somos capazes de conquistar tudo

Num diálogo com os jovens, o presidente Ikeda afirmou: “Fé significa eterna esperança; é o segredo para um ilimitado autodesenvolvimento. A fé é o princípio fundamental para o crescimento... A fé é um assunto de importância fundamental para nós. Vocês poderão se tornar genuínos sucessores da Soka Gakkai ou grandes líderes do século 21 somente se estabelecerem em sua vida uma sólida base de forte e inabalável fé. Tudo se resume unicamente na fé. Ela contém a verdade, a coragem, a sabedoria e a boa sorte. Inclui também a benevolência e a humanidade, bem como a paz, a cultura e a felicidade.”

A palavra “fé”, escrita em caracteres chineses, tem dois significados: não enganar, isto é, ser autêntico; e não duvidar. Miaole afirma: “O significado da fé integral é que, enquanto a razão é a mãe da fé, a fé é a mãe da prática.” Assim, a fé no budismo é razão, opondo-se à irracionalidade. Tiantai afirma: “Crer significa não ter dúvidas.”

Na escritura Significado da Fé, Nichiren Daishonin diz: “O que chamamos de fé não é nada extraordinário. Assim como uma mulher estima seu marido, como um homem dá sua vida pela sua esposa, como os pais não abandonam seus filhos, ou como uma criança se recusa a deixar sua mãe, da mesma maneira devemos depositar nossa confiança no Sutra do Lótus, em Shakyamuni, em Taho e em todos os budas e bodisatvas das dez direções, bem como nos deuses celestiais e divindades benevolentes, e recitar Nam-myoho-renge-kyo.”

Com a sincera fé somos capazes de conquistar tudo. Por meio dela, devemos avançar dia a dia, construir um caminho seguro, um alicerce sólido.

De toda forma, tendo abraçado o Gohonzon inscrito pelo buda Nichiren Daishonin para a felicidade de toda a humanidade, é de suma importância nos exercitarmos diariamente na prática tanto individual como altruística para aprofundarmos a fé, tal como afirma Daishonin na célebre frase de sua escritura Resposta a Kyo’o: "Tudo depende da sua fé. Uma espada será inútil nas mãos de um covarde. A poderosa espada do Sutra do Lótus deve ser manejada por alguém corajoso na fé”.

Se nos empenharmos firmemente, com uma fé destemida, certamente poderemos conquistar a grandiosa vitória na vida, superando todo o tipo de obstáculos e dificuldades e alcançar a felicidade absoluta. Assim, não teremos nada do que nos arrepender no futuro.


Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 1.665, 31 ago. 2002, p. A6
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;