Trechos do discurso proferido pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no Conselho Nacional de Representantes, realizado no Centro Cultural Soka, Tóquio, em 21 de fevereiro e publicado no Seikyo Shimbun no dia 26 de fevereiro.
O presidente Toda estimava os jovens. Por estimá-los, era também rigoroso nos treinamentos. Não perdoava aqueles que agiam com astúcia e prepotência. Numa ocasião, disse: “Como poderá transformar a vida se ficar andando lentamente por uma estrada plana?” A prática da fé é uma luta para transformar a si mesmo. É natural enfrentar caminhos íngremes nessa jornada.
Durante a guerra, a Soka Gakkai enfrentou a perseguição religiosa praticada pelo governo militar. O presidente Toda disse a seu mestre: “Presidente Makiguchi, vamos lutar decididamente. Sou um simples discípulo, mas estou preparado para devotar a minha vida!”
O presidente Makiguchi era veementemente contra a aceitação do talismã xintoísta, imposto pelo clero. Ele seguiria pelo caminho do martírio, e seu discípulo também estava disposto a segui-lo.
Jamais esqueçamos que esse nobre laço de mestre e discípulo entre os presidentes Makiguchi e Toda é o eterno esteio da construção do sólido alicerce da Soka Gakkai.
O kosen-rufu é promover a expansão da esperança, da felicidade e da amizade.
O presidente Toda disse: “Há ocasião em que precisamos contar com o apoio de pessoas externas à nossa organização, muito mais do que o de parceiros internos. Por isso, criem amigos e aliados fora da organização!”
Criar verdadeiros aliados — para isso, a sinceridade deve vir em primeiro lugar. Nunca sejam arrogantes possuindo um “nariz empinado”.
Quando acontecer algo com um desses amigos, prestem-lhe assistência imediata. Sejam pessoas agradáveis e tenham iniciativa em cumprimentá-los. Devemos conquistar a confiança por meio da sinceridade e da lealdade.
Não há necessidade de falar de maneira diferente. Deixem o coração sintonizar-se naturalmente. Porém, cuidem-se para não ser ingênuos a ponto de serem aproveitados por pessoas maldosas. É preciso ter uma sabedoria aguçada para discernir o bem do mal.
Em todo caso, sejam alegres e atuem com satisfação! Se perderem essa disposição, perderão também toda a motivação. Por favor, avancem com um coração amplo e com tranquilidade.
Por exemplo, há ocasião em que tentamos converter uma pessoa com o máximo de nossos esforços. Contudo, ela se mantém relutante e não conseguimos concluir a conversão. Mesmo assim, é um resultado satisfatório; não há porque se preocupar demasiadamente. Basta, agora, orar firmemente desejando a felicidade dessa pessoa. Sem dúvida, essa oração atingirá o coração dela.
Ninguém pode superar uma pessoa munida de forte oração. A oração é a essência do budismo e do universo.