A coragem pela justiça, solidariedade e paz no mundo
  • JUVENTUDE

A coragem pela justiça, solidariedade e paz no mundo

Trecho extraído e adaptado do livro Juventude: Sonhos e Esperanças, v. 2, p. 70-76.


Enquanto vivermos, teremos de enfrentar todos os tipos de problemas. Assim sendo, não importando o que aconteça, temos de viver com coragem e continuar a nos empenhar com os olhos voltados para o futuro. Ninguém pode escapar da realidade da vida. É preciso saber lidar com a vida e suas dificuldades. Nossa existência neste mundo é como um mar tempestuoso. Devemos nos lançar a ele, mesmo sendo açoitados por todos os tipos de experiências. Não há outra maneira, pois isso faz parte do nosso inevitável destino como seres humanos.

Nós próprios possuímos sonhos, esperanças, estilo de vida, ideais, alegrias e sofrimentos. No entanto, independentemente do que acontecer, devemos seguir adiante e concretizar os sonhos e ideais que almejamos.

As pessoas corajosas possuem uma força que as impulsiona adiante e também serenidade para enfrentar os reveses da vida, enquanto avançam firmemente rumo à concretização dos objetivos que traçaram. A coragem é um trunfo poderoso. Aquelas que carecem de coragem perdem de vista o rumo correto da vida e sucumbem à apatia, ao negativismo e às atitudes destrutivas. Procuram fugir das dificuldades, buscando viver da forma mais cômoda possível.

Pessoas que não possuem coragem, não conseguem se dedicar à felicidade de outras, tampouco se aprimorar ou realizar algo importante e duradouro. Poderíamos dizer que seu motor apresenta uma séria avaria.

Schiller (1759–1805), célebre filósofo e poeta alemão, afirmou que aqueles que se mantêm fortes quando ficam sós são possuidores de genuína coragem. Essas palavras são um tesouro que conservo desde jovem.

Somente quando as pessoas adquirem a coragem de lutar pela justiça, ainda que ninguém mais as apoie, poderão conduzir o mundo para a paz e para o bem. E quando elas somarem forças, com solidariedade, será possível transformar a sociedade.

Então, sejam valentes, pois tudo começa com vocês. O resto surge naturalmente.

 

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;