A prática e o estudo são a base da vitória
  • JUVENTUDE

A prática e o estudo são a base da vitória

O estudo é a melhor estratégia para criar uma digna condição de vida

Quem continua aprendendo, sempre vence, pois o aprendizado é o alicerce da realização humana. Enquanto possuirmos o espírito de aprender mais e mais, sempre avançaremos. Gostaria que construíssem esse alicerce para uma grandiosa realização humana na fase da juventude.

Enquanto me ensinava ampla gama de disciplinas, meu mestre, o presidente Toda, também estudava junto comigo. Ele dizia: “Agora é sua vez de me ensinar! Como jovem, você deve ter absorvido muita coisa!”.

O estudo é força; o esforço é força. Independentemente das circunstâncias ou da posição que ocupam, com firme determinação é possível transformarem o local em que se encontram neste momento num lugar de magnífico aprendizado. Devem decidir por si mesmos como desafiarão a leitura do Gosho e de bons livros, e então se dedicarem incansavelmente.


Uma bússola infalível para direcionar a vida

A filosofia é a bússola no curso da vida. Possuímos a mais sublime e perfeita bússola chamada Lei Mística, e por isso conseguimos avançar para a vitória com confiança e vivacidade, mesmo enfrentando terríveis tempestades.

As publicações periódicas da Gakkai estão repletas de relatos preciosos e diretrizes de esperança. É como ter em mãos o mais recente mapa da felicidade dia após dia. Se prosseguirem em seus esforços diligentes no estudo, conseguirão evidenciar elevada e digna condição em cinco ou dez anos.

Vivo meus dias escrevendo com esse mesmo sentimento de aprender junto com todos e deixar registrado para transmitir aos jovens. É por essa razão que venho estreitando laços de amizade com diversas personalidades do mundo inteiro e tenho empreendido muitos diálogos: o “caminho do desejo de aprender” e o “caminho do diálogo” da perfeita unicidade de mestre e discípulo.


Aprender é agir

A essência da prática budista é seguir nos dois caminhos da prática e do estudo, estudar e agir continuamente. Nas escrituras consta: “Aquele que ao ouvir os ensinamentos do Sutra do Lótus empreende esforços ainda maiores na fé é um verdadeiro aspirante ao caminho”.

Imbuídos de profunda emoção pelo estudo do budismo, vocês devem falar sobre este ensinamento para as pessoas à sua volta, ampliar os círculos de amizade e dedicar incentivos aos amigos.

Ao se depararem com obstáculos em meio à prática, podem se sentir acuados e angustiados. É nesse momento que devem evidenciar um novo e ardente espírito de procura invencível ao agirem enquanto estudam e estudarem enquanto atuam. A continuidade da prática e do estudo é, sem dúvida, a base fundamental da vitória na vida.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.218, 15 mar. 2014, p. A2
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;