Inesquecível 3 de Maio de 2009
  • JUVENTUDE

Inesquecível 3 de Maio de 2009

A Convenção Cultural do Jovens Monarcas da Nova Era realizada em 3 de maio de 2009, no Ginásio do Ibirapuera, SP, se tornou um inesquecível encontro. Ali, mais de 20 mil jovens de Norte a Sul do país, selaram o juramento de expandir os ideais pacifistas da SGI. 

Uma cerimônia como essa jamais havia acontecido e marcou a história do kosen-rufu do Brasil. E a data, 3 de maio, foi escolhida por ser, para a Soka Gakkai, o marco da unicidade de mestre e discípulo.

Ainda bem cedo e sob o céu acinzentado da capital paulista, se iniciavam os preparativos para a Convenção realizada no Ginásio do Ibirapuera.



O "hamburgão" como também é chamado, já foi palco de grandes atividades da BSGI como o 1º Festival Cultural Esportivo da SGI (1984) e a Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era (2009), promovida 25 anos depois.


Jovens de norte a sul do país viajaram longas distâncias para celebrar a data que entraria para a história do kosen-rufu do Brasil.


Às 8 horas se inicia uma atividade de 45 minutos que preparou o público para a Convenção. Por volta das 9h30, os olhos estão voltados para os três imensos telões instalados no Ginásio. 


Às 9h40, inesperadamente, o coordenador da Divisão dos Jovens na época, Ricardo Miyamoto, anuncia que a Convenção é transmitida em tempo real para o presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, no Memorial Makiguti de Tóquio, Japão. Os participantes se emocionam e o que se vê são sorrisos e abraços para todo lado.



 Às 9h45 o presidente da BSGI, Júlio Kosaka, fala ao celular com um membro da secretaria do presidente Ikeda que transmite as palavras do líder da SGI: "Estou conseguindo enxergá-los [pelo vídeo] de maneira perfeita. Estou plenamente ciente de tudo isso!".



E ele continua: "É como se eu estivesse sentado no palco, junto a vocês!".

 
 Os mais de vinte mil jovens criam um ambiente único numa perfeita sintonia entre mestre e discípulo.


Ao receber a mensagem os jovens pulam e comemoram juntos.


Às 10h04 os responsáveis da Divisão dos Jovens da BSGI aplaudem com emoção, as considerações do Mestre transmitidas ao telefone diretamente do Japão. Em gratidão, estabelecem o Juramento Seigan e se comprometem junto aos jovens levar o budismo para 1 milhão de novas famílias visando o ano 2030, centenário da Soka Gakkai.


 

São 10h56 e o Coral Esperança do Mundo da BSGI entoa canções para embalar a apresentação do grupo Taiga.


 Com seu figurino azul, o grupo Taiga toma conta do Ginásio durante a impecável apresentação.


Enquanto o Taiga dá forma à canção junto com o Coral Esperança do Mundo, quem entoa A Longa e Distante Correnteza do Amazonas é a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, embalando a apresentação conjunta.


Às 11h06 Nova Era Kotekitai e Taiyo Ongakutai, após apresentações individuais, tocam com maestria Ifu dodo no uta, uma das músicas preferidas do presidente Ikeda.


 São 11h30 quando a Convenção chega ao fim. É comum ao término das grandes atividades da SGI, a cena dos figurantes ao centro distribuindo abraços. Desta vez, cantam ainda emocionados Sinfonia do Juramento e Jovens Monarcas.



 

Fonte:
Álbum comemorativo Eterno 3 de Maio, da Editora Brasil Seikyo.
TAGS:JUVENTUDE,SEIKYOFEED

• comentários •

;