Líderes humanistas
  • JUVENTUDE

Líderes humanistas

Daisaku Ikeda incentiva os jovens a se tornarem líderes que criam valores positivos na vida das pessoas e afirma que esta é a maior contribuição que podem deixar para a sociedade

Seleção de orientações extraídas e adaptadas do livro Que venha o que vier,1 p. 36-38.

Num futuro próximo, certamente, vocês irão trilhar diversos caminhos na vida.

Meu sincero desejo é que, independentemente do caminho que escolherem e da posição social que ocuparem, como pessoas comuns do povo, sigam de mãos dadas com aqueles que sofrem. Tornem-se pessoas repletas de benevolência e sinceridade, especialistas em humanismo e sigam por este caminho resolutamente.

Por mais que se tornem celebridades, recebam diversos títulos, prêmios e condecorações e tenham poder e riqueza, se viverem uma vida vazia e de ilusões, o fato é que, no final, só restará uma vida miserável. Por outro lado, independentemente de como seja sua aparência ou sua condição externa, uma pessoa que viveu resolutamente em prol de suas convicções e seus ideais, no final de sua vida, certamente irá bradar o triunfo da vitória como ser humano. Jamais se esqueçam disso!

***

Podemos dizer que o sentido da existência de vocês encontra-se no ato de se dedicar pelo povo, em prol do povo, na linha de frente do brado triunfal do povo. Nesse modo de vida, ressoará os louvores de gratidão do povo e da história.

***

Podemos dizer que, como seres humanos comuns, tendemos a estudar quando recebemos uma atribuição de alguém que está numa posição superior à nossa.

No entanto, dessa forma, diria que é impossível viver de forma criativa e proativa.

A atitude de buscar o autoaprimoramento e fazer inflar a chama do espírito de procura é, de fato, uma conduta admirável e nobre. Contudo, de um ponto de vista mais elevado, espero que se tornem pessoas de genuínas ações e que possam criar algum valor na vida das pessoas.

Tomar a iniciativa é justamente a marca de um líder do povo que evidenciará uma grandiosa criatividade na construção da sociedade.

***

Independentemente de qual seja o país ou a época, quem sofre sendo manipulado pelas autoridades malignas é sempre o povo. Até quando essas tolas ações vão se repetir? Haja o que houver, devemos transformar o destino da humanidade. Meus jovens, essa é a razão de sua existência.

***

Sejam inteligentes para discernir o mal, perspicazes para não serem enganados pelas maldades e eloquentes oradores que representam a voz do povo. Cultivem a coragem e a determinação para resolutamente praticar a justiça. Peço a vocês, meus estimados jovens, que se desenvolvam como grandiosos líderes que possuem essas habilidades.

Precisamos, cada vez mais, de líderes estimados pelas pessoas; é isso que o povo tanto anseia. Caso se distanciem das pessoas do povo, por mais que alcancem uma elevada posição social, não passará de mera ilusão, de algo insignificante.

Estamos na era do povo. Portanto, sejam pessoas que correspondam aos anseios do povo e façam ressoar a voz do povo, do contrário, certamente, não terão o apoio das pessoas.

Nota:

1.   IKEDA, Daisaku. Que Venha o que Vier: Dedico às Mentes Brilhantes do Amanhã. Tradução: Noriko Sashide Kanno. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019.

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;