Que a força esteja com você
  • JUVENTUDE

Que a força esteja com você

Hoje, dia 4 de maio é considerado o dia do Star Wars. Devido a pronúncia do dia em inglês ser “May Fourth” muito parecido com “May the Force” (que a força), o dia foi carinhosamente acolhido pelos fãs, mesmo que não tenha sido apelidado e nem oficializado pela produtora LucasFilm. Talvez você não goste de Star Wars, mas tenho certeza que já viu, ouviu e até usou como referência algo do filme. E ouso dizer que, sua linha do tempo ano passado deve ter bombardeado de posts sobre o mais recente filme “O Despertar da Força”, (sempre temos aquele amigo que gosta de uma coisa bem peculiar).



Essa Força no universo de Star Wars é o que eu particularmente mais gosto em todo o enredo do filme. O que é a Força? Vou fazer das palavras do personagem Obi-Wan Kenobi as minhas: “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa”. Quando eu vi isso, a primeira coisa que veio na minha mente foi a Lei Mística, ou seja, o Nam-myoho-renge-kyo. Sendo ainda mais específica no livro BSGI – Por uma sociedade de paz explica: Myoho, literalmente, significa Lei Mística. Myo significa “místico” e não tem nada a ver com milagre. É assim chamado porque o mistério da vida é de inimaginável profundidade e, portanto, está além da compreensão das pessoas. Ho significa “lei”. A intrínseca natureza da vida é tão mística e profunda que transcende o âmbito do conhecimento humano.”

No filme, existem aqueles que conseguem e são ensinados a controlar esta Força, a energia para alcançar feitos impossíveis e poderosos, em outras palavras, os Jedis. E existe aí mais um ponto interessante onde eu consigo correlacionar com o Budismo de Nichiren, essa Força mencionada no universo Star Wars é algo que todos nós também possuímos. Sim meu caro leitor padawan (como um mestre Jedi chama seu pupilo), para evidenciá-la você precisa acreditar e recitar o Nam-myoho-renge-kyo, esta é a prática budista que funde nossa vida com a Lei Mística evidenciando o estado de buda (força) que existe em você. Assim como os Jedis conseguem ‘alcançar feitos impossíveis e poderosos’, nós ao evidenciarmos o estado de buda temos compreensão plena da verdadeira essência da vida, manifestamos uma profunda benevolência para com os demais e vivemos uma felicidade absoluta onde nada é capaz de corromper.

Felizmente, você não precisa de um treinamento muito rigoroso, levantar naves, ficar longe da família... Nananinanoca é tudo uma questão de ter coragem, confiança e atitide. Existe uma cena famosa do Império Contra Ataca (episódio V), onde o Yoda treina seu padawan Luke dizendo: “faça ou não faça. Não existe tentar”. Sinceramente, por várias vezes em que eu estive desanimada, meus amigos me falavam esta frase. Talvez seja por isso que ela é tão importante para mim. Quando realmente acreditamos que podemos fazer algo, não existe questionamento dentro de nós, simplesmente executamos o que precisa ser feito e o fazemos muito bem. Temos a certeza e confiança de que somos capazes de fazer. Esse é o tipo de sentimento que precisamos ter para despertar a nossa Força, ela já existe dentro de nós.


Termino o meu post com esta pergunta: Padawan, você esta pronto para o despertar da sua força? Não existe tentar!

May the force be with you.

Que a força esteja com você.



Fotos: LucasFilm - Disney

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;