Seja especialista na arte da boa saúde
  • BEM ESTAR E SAÚDE

Seja especialista na arte da boa saúde

Corpo e mente se influenciam mutuamente

Corpo e mente se influenciam mutuamente. Portanto, a alegria, a esperança e outros sentimentos positivos ativam mecanismos psicológicos e aumentam o potencial do sistema imunológico. Quanto mais feliz a pessoa, maior a sua chance de cura. Já o desespero e outros sentimentos negativos enfraquecem o corpo porque sugam a vitalidade.

Nosso corpo é a melhor farmácia do mundo


Paz de espírito, esperança e vontade de viver são um “santo remédio”. Esses ingredientes estimulam e elevam os poderes de recuperação do corpo e, dessa forma, aumentam a eficácia dos remédios e aceleram a cura de doenças.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, dizia que o corpo humano é uma grande indústria farmacêutica, e o Dr. Norman Cousins, em diálogo com o presidente Ikeda, afirmou que o corpo humano é a melhor das farmácias.

A “medicina budista” consiste em se dedicar às atividades que produzam abundante energia vital porque estas geram a sabedoria para ser “médico e enfermeiro de si mesmo”. Com esse vigor, organizamos a vida com criatividade e usufruímos dos avanços da medicina em busca de tratamentos eficazes.

Trampolim para a vitória


Ninguém escapa de doenças nem da morte. A questão é fazer destas o impulso para uma vida mais forte e saudável.

Mesmo que o corpo adoeça, um budista nunca deve deixar adoecer sua força espiritual, sua decisão de vencer o medo da doença e da morte. Deve avançar até o último instante com vontade irrefreável de triunfar e de inspirar pessoas.

No livro Sabedoria na Saúde, o presidente Ikeda afirma: “Mesmo que nosso corpo seja afetado por uma doença, se nossa mente é forte, exercerá uma influência positiva em nossa condição física. Nossa atitude firme e forte, bem como a deteminação interior de estarmos bem, é muito importante. Esse é o segredo para a saúde permanente de nossa energia vital” (p. 301).

Dormir revigora


Dormir bem melhora a vida. Um dos segredos para uma ótima e revigorante noite de sono é viver plenamente o dia, se esforçar para se deitar e levantar no mesmo horário, ter um bom colchão, evitar comer em demasia à noite e ter farta energia vital.

Josei Toda dizia que deveríamos tentar deitar antes da meia-noite. Dormir põe nossa vida em contato com a vida do universo e nos reabastece com energia vital.

O presidente Ikeda ressalta: “O segredo para um sono saudável está naquilo que fazemos durante o dia. O dia foi gratificante e pleno de realizações mental e fisicamente? Por sua vez, um sono saudável à noite contribui para que nossas atividades do dia seguinte sejam saudáveis. Desejo que todos os nossos leitores criem consecutivos dias de valor dourado com a ajuda de sucessivas noites de sono profundo e revigorante” (Ibidem, p. 144).

Encorajamento é saúde


Quer ajudar uma pessoa a melhorar a saúde? Encoraje-a! O encorajamento revigora o mundo mental e ativa mecanismos de cura incríveis.

Como a mente e o corpo existem em total unicidade, “o encorajamento e o apoio calorosos transmitem segurança e força, esperança e autoconfiança. E a paz espiritual e a esperança estimulam a energia vital da pessoa” (Ibidem, p. 301).

Com energia vital, nasce a sabedoria e a pessoa age de forma correta em busca da cura.

A doença é inevitável e nesse momento é fundamental orar com firmeza e evidenciar sabedoria para superar a doença.

A recitação e a propagação dinâmicas e ressonantes do Nam-myoho-renge-kyo fortalecem nossa energia vital e com sabedoria e boa sorte utilizamos os serviços médicos qualificados e obtemos tratamento adequado.

Excesso de peso e a ‘verdadeira dieta’


Obesidade é um peso extra que temos de carregar. Acarreta pressão nas costas, nos joelhos, prejudica o coração e os pulmões. Reproduzimos trechos do livro Sabedoria na Saúde.

Presidente Ikeda: Qual é, em poucas palavras, a causa da obesidade?

Médico: A causa direta da obesidade é — surpresa! — comer excessivamente. Quando obtemos mais energia do que gastamos, esse excesso é armazenado no corpo como gordura. Naturalmente, a falta de exercício diário é outro motivo.

Presidente Ikeda: Ouvimos sempre que existem pessoas com notável metabolismo que podem comer de tudo o que desejam sem ganhar peso, provocando inveja àquelas que engordam com facilidade. Isso é um fator de hereditariedade?

Médico: Acreditamos que as pessoas herdam uma tendência para engordar. No entando, essa tendência não as condena à obesidade. O que de fato importa são os hábitos que adquirimos desde a infância, em especial com relação à prática de exercícios e à alimentação. Evitar comer em demasia para se manter vigoroso e desfrutar uma vida longa e saudável é o conselho médico mais eficaz.

Presidente Ikeda: Quais as sugestões práticas para a pessoa perder peso e evitar a obesidade. Acredito que isto é o que mais interessa para nossos leitores.

Médico: Não existem tratamentos milagrosos para se perder peso da noite para o dia. A regra básica é comer apenas certa quantia até se sentir ‘oito décimos satisfeito’. É deixar um espaço livre. Deve-se parar de comer justamente no momento em que deseja comer mais um pouquinho. Isso requer disciplina, mas, se conseguir esse feito ficará surpreso com a diferença que isso faz.

Presidente Ikeda: Conforme diz o ditado: “Falar é fácil, difícil é fazer”! [...] Em vez de se preocupar com a aparência diante dos outros, o mais importante é controlar a própria vida e se sentir satisfeito consigo próprio. Uma vida equilibrada e inteligente é o que podemos chamar de verdadeira dieta.

Evite o resfriado


Ser saudável é uma batalha constante. A sabedoria budista para viver bem e bastante nasce do esforço diário focado em cultivar uma vida equilibrada e jovial.

O resfriado e a gripe são as doenças mais comuns. Espirros, coriza e febre acompanham essa moléstia e praticamente todos os seres humanos do mundo manifestam-na pelo menos uma vez por ano. Segundo os médicos, ela está correlacionada, entre outros, com excesso de trabalho, dormir sem se aquecer direito e exposição a baixas temperaturas depois de um banho quente.

O presidente Ikeda orienta: “É realmente importante não deixar que a exaustão se acumule. Evitar a fadiga crônica é o melhor meio de prevenir todas as doenças. Quando estiver cansado, deve ir para a cama cedo e dormir” (Ibidem, p. 25).

Sobre os resfriados, ele afirma que é preciso, além dos cuidados usuais, “determinar não apanhar um resfriado, pois essa decisão estimula os nervos do corpo e aumenta a resistência contra a doença” (Ibidem, p. 26).

Ele conclui: “Um estilo de vida sábio e criterioso transbordante de vitalidade são o melhor meio para prevenir e tratar resfriados” (P. 29).

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2344, 22 out. 2016, p. C2-C3
TAGS:BEM ESTAR E SAÚDE

• comentários •

;